terça-feira, 29 de maio de 2012

CURSO DE FRANCÊS GASTRONOMICO - Começa em Agosto 2012!

O Curso de Francês Gastronômico, que vamos oferecer, lhe dará as condições necessárias para a realização de projetos como os citados à seguir.

1-Em outubro 2012 a tradicionalíssima e mundialmente famosa escola de Gastronomia, Le Cordon Bleu, oferece ao seu público um programa ao qual deram o nome de “LES HAUTES ETUDES DU GOÛT – Une nouvelle vision de La Gastronomie”. Serão duas semanas de curso, uma na Le Cordon Bleu de Paris e a outra semana em Reims no coração da Champagne. Trata-se de uma abordagem histórica, científica e econômica cujo resultado é uma compreensão pluridisciplinar e completa da gastronomia e das artes da mesa, como especifica o texto de apresentação do curso.

2-Na França acontecem dois salões bi-anuais que são imperdíveis para qualquer pessoa que almeja ter um diferencial na arte da gastronomia. Não basta ser artista é preciso conhecer. Para conhecer produtos, novas tendências, para inovar é preciso buscar nas fontes e as fontes estão no SIAL( Salon International de l´Agroalimentaire) e na EUROPAIN, salão de panificação e Confeitaria. Ambos numero um nas suas respectivas categorias em escala mundial.


3-Definitivamente a gastronomia é a sua praia. Após quase dois anos entre receitas e panelas você quer construir a sua vida profissional desenvolvendo o seu potencial criativo na preparação e na busca de novos sabores. Você que investir forte em sua carreira e nada melhor do que matricular-se no Instituto Paul Bocuse de Lyon, o Santuário da Gatronomia Mundial. Serão três anos para você se tornar um Máster Chef, um Gestor e um empreendedor no Setor de alimentação. Um Curso Superior de Gastronomia na capital mundial da Gastronomia.O ano escolar começa sempre em outubro de cada ano. E as aulas acontecem em seu “chateau” em Ecully, nos arredores de Lyon.


4-Viagens gastronômicas de uma semana até um mês pela França e/ou Europa, onde você terá a oportunidade, junto com pessoas com interesses parecidos, visitar salões temáticos, fazer degustações, conhecer lugares, testar novos sabores em ambientes especiais. Em 2012 3 viagens: 2 salões em Paris e a Rota do Vinho em terras Argentinas. Para 2013 serão quatro viagens uma delas conectando o que existe de melhor ao sul de Portugal,passando pela Provence, seguindo para a Toscana e terminando na Croácia. Uma maneira muito especial de fazer a leitura das regiões do Globo terrestre. Países diferentes, com línguas diferentes mas onde a comunicação se faz exclusivamente através dos paladares, auxiliada, é claro pelo Esperanto da gastronomia, a língua Francesa. Uma comunhão perfeita entre Saberes & Sabores!

5-Sendo um profissional da Gastronomia, chef, cozinheiro, ou qualquer outra atividade voltada para a alimentação, você quer dar um “UP” na sua empregabilidade e para tanto comunicar-se em uma língua, que, no interior de uma cozinha, se faz entender tanto em Dubai quanto em Tókio, pode ser um grande diferencial.

6-Você que já conseguiu tudo na vida chegou talvez o momento de fazer exclusivamente aquilo que gosta. Além de viajar para, por exemplo, degustar o Beaujolais Nouveau “in locu” antes de qualquer outra pessoa,fora da França, você curte ler, ver programas ou mesmo pegar o vídeo daquela ultima receita criada pelo Máster Chef da Le Cordon Bleu ou Atelier des Chefs e impressionar os amigos com a mais recente receita de pato do antológico Restaurante “La Tour d´Argent” onde cada prato recebe um número!

7-O sétimo e último (last but not least) Projeto onde o estudo do francês gastronômico poderia ser útil, chamaremos de Projeto de Vida.

Viver como vivem os grandes ou como vivem os bons, fazendo somente aquilo que tem sentido pra você.

Exemplos? - poder ler no original ou acompanhar ao vivo uma entrevista, com o P. Bocuse no seu aniversário de 84 anos, discorrendo sobre a riquesa da cozinha simples mas com excelentes produtos ou ainda acompanhando uma discussão em seu canal preferido, em francês, sobre o futuro da cozinha molecular ou enfim no calor de uma discussão entre amigos, onde alguém se arvora contra o "slow food", etc. e você com seus conhecimentos tanto da cultura quanto da história da alimentação e de conceitos modernos como os "locavores" (produtos comprados a não mais do que 120km do local de consumo) consegue argumentar e convencer seus pares que sua argumentação se sustenta. Isto você aprende em suas leituras e/ou foruns de discussão na França, onde esses conceitos estão mais evoluídos!

domingo, 27 de maio de 2012

VIAGEM E GASTRONOMIA




Dumazédier, o filósofo das viagens, no século passado já falava do “espetáculo em uma poltrona”, referindo-se às viagens virtuais que com freqüência realizamos diante de nossa televisão. Mas chega um momento em que buscamos algo mais: mais do que a sensação da viagem queremos “degustar a viagem”. 
A viagem virtual nem sempre deixa lembranças o que muda totalmente quando, tal qual a “madeleine de Proust”, temos a oportunidade de junto com o “dápaysement” exprienciarmos sabores exóticos ou apenas diferentes daqueles de nosso cotidiano.
Nossa proposta aqui, por demais ambiciosa, se limita a apenas isto: a experiência do paladar em ambientes exóticos. 
O passado da humanidade sempre foi de mobilidade e com o tempo a nossa raça foi evoluindo para o sedentarismo forçado, face a necessidade de um trabalho fixo ou do conforto de uma moradia estável.
A viagem é um modo de vida, um estado de espírito, uma consciência antes de tudo” (Jean-Didier Urbain). 
Desde que o ato de comer deixou de ser apenas uma necessidade e tornou-se uma verdadeira arte, a gastronomia tende a ocupa rum lugar cada vez mais importante na vida humana. Recentemente a antológica “Le Cordon Bleu” criou e está oferecendo o que foi denominado “Altos Estudos do Gosto” um curso que propõe uma abordagem sensorial e humanística do alimento e da bebida., para serem apreciados como valores culturais de uma sociedade na eterna busca do bem estar.
VIAGEM E GASTRONOMIA SÓ AQUI NO PASSAPORTE GASTRONOMICO.
Tenha em mãos o seu cartão de embarque porque a sua mesa já está posta!