quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

LATITUDES - O melhor da EUROPA em 2013

 
“por entre mouros, gauleses & toscanos”


No túnel do tempo, por 20 séculos de civilização!
 
 
 
 

Embarque no aeroporto de Guarulhos-SP dia 1 de maio de 2013 – desembarque dia 22 de maio!


ROTEIRO: Latitudes

PORTUGAL– Vale Douro

FRANÇA– Provença

ITALIA– Toscana


As histórias junto com a História!
 
Nossa viagem inicia-se por Portugal, dos ancestrais de muitos de nós.

Diferentemente dos portugueses, que aqui chegaram há séculos, e nem sabiam onde estavam e nem o que queriam, nós, aventureiros modernos, iremos direto, em busca do que este país tem de melhor, o vinho.



Lisboa será apenas a porta de entrada.


Ponto de chegada: O Vale Douro, ao norte de Portugal.  

 

Por lá, no Douro Vinhateiro, além de museus de azulejos estaremos entre vindimas e quintas centenárias, fazendo a primeira parada: para entender como se faz o melhor vinho, ouvindo da boca daqueles mesmos que o produzem e depois –cerise sur le gâteau – deixar que o néctar dos deuses antigos se desmanche sobre nossas papilas: degustação!

 

No dia seguinte, direção: Douro Superior para uma das mais surpreendentes visões de um vale, no chamado São Salvador do Mundo, um belvedere impressionante debruçado sobre a paisagem. Antes de almoçar, na própria Quinta Ervamoira, uma visita pelo Parque Arqueológico (patrimônio da UNESCO) do vale do Côa.

 

Para fechar o dia uma navegada, onde a visão das colinas e das encostas, dá uma dimensão diferente dessa região, única, do território português.

 

Após uma breve passagem pela capital lusitana sairemos em busca de outra região enigmática e de inquestionável atratividade, a Provença francesa.

Desembarcaremos por uma das portas da Provença, Lyon, a capital mundial da Gastronomia.


Na Provença das lavandas e dos girassóis (Van Gogh) iremos primeiro conhecer o museu interativo do “nougat”, a mais antiga fábrica ainda em funcionamento, em Montélimar.
 
O dia termina com mais uma degustação, desta vez dos renomados licores, Eyguebelle, produzidos há séculos no mosteiro local em Valaurie.




Mas a Provença também tem seu melhor vinho, o Gigondas. Em companhia de um sommelier faremos a visita e a degustação. No meio do vinhedo, com o copo a tiracolo, a experiência é infinita.
 
 




Para terminar o dia a passagem por um workshop sensorial, “o nariz e o vinho” para descobertas exclusivas, orientados por profissionais experientes e capacitados.




Vaison, a romana, é também um sítio romano dos mais antigos e por lá passaremos algumas horas.
 
É no coração dos sítios romanos, de mais de dois mil anos, que consagramos um dia inteiro.



A ponto do Gard, obra prima dos romanos, é um aqueduto com três canais, para garantir a água para todas as funções, inclusive os famosos banhos públicos.



É no coração dos sítios romanos, de mais de dois mil anos, que consagramos um dia inteiro.



A ponto do Gard, obra prima dos romanos, é um aqueduto com três canais, para garantir a água para todas as funções, inclusive os famosos banhos públicos.


A seguir, Avignon, a cidade dos Papas nos aguarda e é lá que passaremos a noite. Antes teremos passado pelo Roussillon, lugar da terra cor de cobre, ocre, cercando um vilarego, Bories, muito rústico com suas barricas de vinho transportadas em carroças e cheiro de pão entre as ruelas.

 

 

O Mercado Central de Avignon (halles) é uma atração exclusiva. Seguimos resgatando em nossas memórias a Avignon histórica dos papas, particularmente o palácio gótico, o mais representativo dessa arte em todo o mundo. Fazer uma foto sobre o “Pont d´Avignon” é obrigatório, antes de deixar este lugar mágico e carregado de história.

Destino Arles, com sua arte em vasos antigos e mais termas romanas e, claro, o anfiteatro romano, o mais importante fora de Roma. Seguimos para Baux de Provence, classificado na categoria restrita de os mais belos “villages de France”.

 

Vamos para a água em Les Saintes Maries des Mers, sim: o comandante nos acolhe a bordo para a descoberta da Camargue –terra excepcional e extraordinária com seus cavalos galopando – marca registrada.

 

A emoção não acaba, pois seguimos para Aix em Provence, a cidade da água e da arte! Mais degustação de produtos diversos locais – uma descoberta de sabores e perfumes exclusivos de uma região banhada por muito sol e muita água!
 

Será de Marseille que nós decolaremos para Florença – a capital da Toscana.

 

Na “Pérola da Renascença” todos os sonhos serão permitidos: pela via romântica, Viale dei Colli, nos encantaremos com a vista de uma das mais belas e glamorosas cidades do mundo. A grandiosa e exclusiva cúpula de todos os postais, no Domo Santa Maria Del Fiore,uma das maiores catedrais do mundo.

 

Seguirão: galeria acadêmica, Piazza della Signorina e sua fonte, terminando pela Ponte Vechio e suas butiques de joalherias.

Pisa é nosso próximo destino. Além da torre, na Piazza dei Miracoli, contemplaremos a catedral, o domo e o edifício Camposanto Monumentale.



Que tal agora degustar um vinho e descobrir o sabor do azeite de oliva, nas paisagens do Chiatri Puccino, que inspiraram o Giacomo na composição da sua ópera Tosca?

Terminar o dia degustando uma foccaccia da casa, pode ser uma atitude adequada, perdão: sensata!

 
Que tal agora degustar um vinho e descobrir o sabor do azeite de oliva, nas paisagens do Chiatri Puccino, que inspiraram o Giacomo na composição da sua ópera Tosca?

Terminar o dia degustando uma foccaccia da casa, pode ser uma atitude adequada, perdão: sensata!

Para hoje uma descoberta diferente, inusitada: que tal harmonizar azeites aromáticos, com outros “mises en bouche” e ainda vinhos escolhidos de acordo com cada tipo de produto degustado? Já estamos muito além do tradicional dueto queijo-vinho!
Antes, teremos admirado a beleza e o charme todo especial do oliveiral, passado pela adega e pelo jardim da propriedade (domaine). Terminar o dia degustando uma foccaccia da casa, pode ser uma atitude adequada, perdão: sensata!
 
 
Agora Viareggio, com sua orla cheia de edifícios Art Nouveau, butiques e bistrôs, para um bom descanso e....compras (shopping).


Jantar um peixe, poderia ser a mais bela pedida para encerrar este dia, com ar marinho!


Lucca é um verdadeiro presépio, um presépio medieval, com fortalezas intactas do século XVI.

Seguiremos para as colinas de Lucca e lá iremos encerrar este tour com uma degustação primorosa, depois de ter visitado os vinhedos, a adega monumental e a mansão (villa) histórica dos Condes Sardi do século XVII, habitada pelos proprietários.
 

 


 
Voltar é preciso - daqui nós voaremos de volta pra casa.

Voltar é tão bom quanto ir, mesmo porque a viagem não se encerra com a volta!

 

Ela perdura não apenas nas fotos - nas lembranças.

 

As memórias são o que fica, de todas as experiências sensoriais.

 

Uma viagem onde todos os sentidos são contemplados: uma dezena de degustações: azeites, queijos, vinhos (do Rosé de Provence ao Chianti da Toscana, passando pelo vinho do Porto), os mais variados embutidos e um mergulho nos aromas das ervas da Provença, dos óleos essenciais e de todos os matizes florais.

 

 

Un Au Revoir pas un Adieu!

 

2013 - PROGRAMAS DE VIAGEM GASTRONOMICAS!

Agora é o momento de começar a se programar para 2013. Neste POST nossa Programação de 4 viagens Gastronômicas. Escolha já a sua:
-Janeiro -Salão de Hotelaria e Restauração SIRHA-2013 Paris e Lyon França
-Maio - Latitudes - Viagem de degustações pelo VALE DOURO (Portugal), PROVENCE (França) e TOSCANA (Italia) - 21 dias de puro DELEITE!
-Setembro - Argentina - Aos pés da Cordilehria dos ANDES na Rota do Vinho em Mendoza, Rosario e Buenos Aires
-Outubro - Salão do Chocolate - na cidade das luzes: PARIS

Peça os programas por email (avila.w@uol.com.br)

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O lanche francês - CROQUE MONSIEUR

Uma receita do lanche mais tradicional na França. Siga a receita no video a seguir
http://www.cuisine.notrefamille.com/recettes-cuisine-video/croque-monsieur-en-video-82259.html"

Recette


Recette Croque-monsieur en vidéo

Ingrédients Croque-monsieur en vidéo

·         8 tranches de pain de mie

·         4 tranches de jambon

·         75 g de comté râpé

·         Pour la béchamel :

·         25 g de beurre

·         25 g de farine

·         25 cl de lait

·         Sel, poivre, noix de muscade

Préparation Croque-monsieur en vidéo

Commencer par la béchamel :

Dans une casserole, faire fondre le beurre. Dès qu’il bout, le retirer du feu et ajouter la farine en mélangeant bien.

Remettre sur le feu et ajouter le lait petit à petit, en mélangeant bien.

Lorsque la béchamel est suffisamment épaisse, arrêter la cuisson. Ajouter saler, poivrer et ajouter un peu de noix de muscade.

Monter les croque-monsieur :

Recouvrir une plaque de cuisson de papier aluminium.

Préchauffer le four à 240 °C.

Sur une tranche de pain de mie disposer 1 tranche de jambon, un peu de béchamel, de fromage râpé et finir par une tranche de pain de mie.

Recouvrir la 2ème tranche de béchamel et de fromage râpé.

Répéter l’opération pour les 3 autres croque-monsieur.

Disposer sur la plaque et enfourner pendant 10 min.